saúde sem susto

anda agitado? conheça os sintomas de ansiedade, suas causas e como lidar

preocupação e o medo excessivo do futuro são alguns dos sintomas de ansiedade mais comuns, aprenda a identificar os sinais mentais e físicos. 

poucas sensações geram tanta ambiguidade na nossa mente quanto os sintomas de ansiedade. e a verdade é que todo mundo já se sentiu ansioso. 

sabe aquela dorzinha de barriga antes da entrevista de emprego ou quando suas mãos ficaram suadas no caminho daquele encontro com o crush? 

pois é. suar, tremer, gaguejar, são alguns sintomas de ansiedade.

e elas são normais. a questão é quando esses sintomas começam a atrapalhar o dia a dia. tornando tarefas relativamente simples em um verdadeiro martírio.

a ansiedade causa sintomas psicológicos, que não são evidentes para quem está de fora, dificultando a empatia e a real noção de que a pessoa está sofrendo. mas ela causa também muitos sintomas físicos, que são muito desconfortáveis.

mas antes de detalhar aqui todos os sintomas de ansiedade, vamos entender esta condição. 

o que é ansiedade? 

como disse anteriormente, sentir ansiedade é uma emoção natural, ela aparece quando precisamos enfrentar algum problema ou antes de situações que causam algum tipo de nervoso. mas a ansiedade excessiva pode se tornar uma doença, conhecida como distúrbio de ansiedade.

pessoas com este distúrbio sentem preocupação e medo de forma extrema. não em apenas em situações desconfortáveis, mas em momentos simples do cotidiano, como andar de transporte público ou fazer uma prova, por exemplo.

os distúrbios de ansiedade podem ser tratados (ainda bem!) e vamos falar melhor sobre os sintomas de ansiedade e como lidar com tudo isso.

quais são os sintomas de ansiedade mais comuns? 

sintomas de ansiedade

os sintomas de ansiedade podem ser percebidos de duas formas: mentalmente e fisicamente. e eles podem atrapalhar o dia da pessoa de diversas formas. 

os principais sintomas psicológicos são: 

  • agitação e balanço das pernas e dos braços
  • nervosismo
  • dificuldade de concentração
  • preocupação
  • medo constante
  • sensação de que algo ruim vai acontecer
  • descontrole sobre os próprios pensamentos
  • preocupação exagerada em relação à realidade

os principais sintomas físicos são:

  • enjoo e vômitos
  • tontura ou sensação de desmaio
  • falta de ar ou respiração ofegante
  • dor ou aperto no peito e palpitações no coração
  • dor de barriga, podendo ter diarreia
  • roer as unhas, sentir tremores e falar muito rápido
  • tensão muscular, causando dor nas costas
  • irritabilidade e dificuldade para dormir

quais são as possíveis causas da ansiedade?

ainda que existam muitos estudos sobre a ansiedade é difícil entender a causa desta condição. cada pessoa é única e pode desenvolver a ansiedade por uma séries de fatores internos e externos. 

por isso, é muito importante que cada caso seja analisado individualmente por profissionais especializados. 

somente uma conversa com escuta qualificada sobre a vida da pessoa, seus relacionamentos, medos, inseguranças e prazeres poderão ajudar a identificar a causa disso tudo. 

muitas questões podem estar envolvidas na causa como: genética, situações ou traumas do passado e até mesmo exposição a ambientes extremamente estressantes. 

algumas doenças físicas também podem desencadear ansiedade, como por exemplo,  problemas cardiovasculares, hipertireoidismo, problemas respiratórios e dores crônicas.

como lidar com os sintomas de ansiedade? 

e aí, se identificou com alguns destes sintomas? bem, seja qual for sua resposta saiba que você não precisa enfrentar esta situação sozinho(a). procure um psicólogo para que ele possa dar o diagnóstico certo e começar um tratamento. 

além do tratamento médico, existem alguns hábitos simples que podem te ajudar a lidar com os sintomas de ansiedade, veja só: 

1. respire profundamente

o primeiro e mais importante método para lidar com os principais sintomas de ansiedade é a respiração. quando temos um ataque de pânico, começamos a hiperventilar, neste momento o melhor a fazer é respirar profundamente. quando oxigenamos o cérebro, reduzimos a sensação de estresse.

inale o ar por 4 segundos, segure a respiração durante 2 ou 3 segundos e, por fim, libere o ar por 4 segundos. 

2. se exercite

fazer atividades físicas liberam endorfina, substância que traz uma sensação gostosa de paz e de felicidade (o que ajuda muito com a diminuição do estresse e da ansiedade). escolha a atividade que mais gosta e pratique! corrida, natação, pilates e ioga são ótimas opções para te trazer bem-estar.

3. aposte nos remédios naturais

para amenizar os sintomas de ansiedade, adicione a sua rotina alimentos com efeitos calmantes como suco de maracujá, alface, chá de camomila. evite estimulantes como o açúcar e a cafeína. 

você pode usar óleos essenciais, como a lavanda que possui propriedade relaxantes. carregue com você um lenço borrifado com o óleo dissolvido em água.

4. exercite a mente 

faça alguns exercícios mentais para ocupar a sua mente e te distrair dos pensamentos ruins. por exemplo, liste todos os filmes de que você mais gosta, nomeie os países do continente em ordem alfabética, decore uma música em outro idioma e cante, recite um poema. 

ter que lidar com sintomas de ansiedade não é fácil, mas não tenha receio de pedir ajuda da família e amigos. o suporte emocional faz toda diferença.

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