saúde sem susto

7 causas de dor de cabeça constante e como aliviar

boletos e drs podem causar fortes dores de cabeça, mas quando elas são frequentes é preciso ficar atento. descubra as causas para a dor de cabeça constante

ter uma dor incômoda na cabeça por algumas horas pode até soar normal para algumas pessoas. mas quando ela se estende por dias, semanas e até mesmo meses, é preciso levantar as anteninhas de vinil e detectar o que está por trás disso. 

existem mais de 150 variedades de dor de cabeça, sendo as mais comuns a enxaqueca e a tensional. e tomar um comprimidinho aqui e outro ali pode até aliviar os sintomas, mas não age diretamente na causa do problema. 

é por isso que vamos mostrar neste texto possíveis causas da dor de cabeça constante e como lidar com ela. chega mais!

sinais de dores de cabeça para prestar atenção

algumas dores são bem mais preocupantes que outras, por isso é fundamental que você perceba o padrão da dor, a evolução dela, os sintomas e todo contexto que fez com que ela começasse.

veja abaixo como reconhecer os sinais de que a sua dor de cabeça pode ser algo mais grave:

  • a dor de cabeça constante na região da testa ou em toda parte frontal da cabeça, muitas vezes está relacionada à enxaqueca. neste caso, a dor é latejante ou pulsátil e pode durar até 3 dias, sendo de difícil cura;
  • a dor de cabeça de tensão está ligada a hábitos pouco saudáveis e consumo excessivo de álcool, café e outras substâncias também estão associados ao desconforto;
  • a sinusite é inflamação dos seios da face também causa o sintoma. a dor costuma atingir as maçãs do rosto e a região acima dos olhos. junto vêm outros incômodos, como secreção e coriza;
  • um dos sintomas do acidente vascular cerebral (avc) é a dor de cabeça. outros sintomas, além da dor de cabeça, que caracterizam o avc são: alterações de comportamento, sonolência, paralisação de um dos lados do corpo ou do rosto, desmaios e perda da capacidade da fala;
  • dores de cabeça que tem como sintoma visão dupla, dores no pescoço e nos olhos podem ser um sinal de um aneurisma cerebral;

causas da dor de cabeça constante

a dor de cabeça constante pode ser causada por diversos fatores, como cansaço, estresse, preocupação e ansiedade. além disso, a dor de cabeça frontal também pode estar relacionada a outros problemas de saúde ou situações, como por exemplo:

1. calor

calor excessivo resulta em desidratação leve e promove a dilatação dos vasos sanguíneos, incluindo os presentes na cabeça, resultando em dor de cabeça.

2. problemas de visão

problemas de visão como astigmatismo, hipermetropia e miopia, por exemplo, podem provocar dor de cabeça, principalmente em crianças, pois faz com que a pessoa force a visão para enxergar as coisas.

3. estresse ou ansiedade

nas situações de estresse ou ansiedade, a pessoa costuma não conseguir dormir direito e tem a mente sempre ativa, o que prejudica a concentração em algumas situações. 

corpo e mente cansados favorecem a dor de cabeça, que pode ser interpretada como uma tentativa do corpo de que é preciso relaxar.

4. alimentação

em algumas pessoas, o consumo de alimentos estimulantes como café, refrigerantes e chocolate, podem resultar em dor de cabeça. por outro lado, quando a pessoa não come, pode também resultar em dor de cabeça constante, por conta da hipoglicemia.

5. doenças

alguns problemas de saúde como gripe, resfriado, rinite e sinusite, por exemplo, podem ter como manifestação clínica a dor de cabeça constante que normalmente desaparece à medida que a doença é tratada.

6. bruxismo

o bruxismo é o ato involuntário de apertar ou raspar os dentes durante a noite, o que pode alterar o posicionamento da articulação da mandíbula e causar dor de cabeça todo dia.

7. alterações hormonais

as alterações na concentração de hormônio circulante no sangue, principalmente na tpm e durante a gravidez, também podem provocar dor de cabeça.

como aliviar a dor de cabeça constante

sentir dor o tempo todo não é bom, mas tomar remédio toda vez também não. antes que a dor de cabeça evolua para uma condição pior, veja o que fazer para aliviar essas dores: 

  • colocar uma compressa gelada na cabeça, na testa ou na nuca, já que a constrição dos vasos sanguíneos cerebrais aliviam a dor de cabeça.
  • ficar num local calmo e tranquilo, ao abrigo da luz para conseguir descansar um pouco;
  • beber um copo de água fresca com gotas de limão para reidratar o corpo;
  • evitar ficar no sol por mais de 1 hora, mesmo com chapéu e óculos de sol;
  • tomar um copo de suco de laranja natural várias vezes ao dia, pois é comprovado cientificamente que esse suco é eficaz no combate à dor de cabeça;
  • andar descalço na grama, por exemplo.
  • tomar chá de canela para aliviar os sintomas da menstruação, se a causa da dor de cabeça for a tpm.

sempre bom lembrar que se a dor de cabeça persistir procure um médico! Ele fará uma investigação completa e dará um diagnóstico assertivo. 

agora que você já sabe como aliviar a dor de cabeça constante, que tal conhecer os benefícios da meditação para dormir?

Leave a Reply

%d bloggers like this: