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dicas de meditação para dormir como um bebê

quando foi a última vez que você dormiu bem? conheça algumas técnicas de meditação para dormir que vão te ajudar a parar de contar carneirinhos.

cama pronta, despertador programado, luzes apagadas. seu corpo está pronto para embarcar no merecido descanso quando sua mente resolve lembrar daquela resposta perfeita que você poderia ter dado numa discussão de 10 anos atrás (quem nunca?). 

sua mente não descansa, logo, seu corpo também não.

ter uma noite de sono profunda e restauradora é essencial para que o resto do seu dia (e semana) seja produtivo. não só para o trabalho, mas para todas as atividades do dia a dia.

quando dormir mal se torna uma rotina, a irritação, a ansiedade e a dificuldade de se concentrar surgem frequentemente. e não dá pra descansar somente aos finais de semana, não é mesmo?

por isso, trouxemos para você dicas da meditação para dormir e todos os seus benefícios! veja só:

sobre a meditação

ao contrário do que muitos pensam, a meditação não é uma prática exclusivamente espiritualista. ela é uma ferramenta para que a gente possa observar nossa mente e sensações e fazer um mergulho profundo em nós mesmos. 

bonito isso né? 

é uma forma de nos mantermos no momento presente, aprendendo a dar atenção ao que realmente importa no nosso dia a dia e adquirir tranquilidade para lidar com as dificuldades. 

não é imaginar o vazio, mas aprender a focar no que realmente importa. 

benefícios da meditação para dormir

além de se conectar com o agora, a meditação para dormir traz uma série de benefícios mentais e físicos: 

1. prepara a mente para o descanso

às vezes o cansaço físico é intenso, mas a mente anda tão agitada que eles não entram em um consenso. ao fazer uma meditação para dormir, você prepara ambos para uma noite tranquila

2. desliga a mente dos acontecimentos do dia

antes de dormir é comum reviver alguns acontecimentos do dia (e do dia seguinte), a meditação ajuda você a separar sua mente disso e se concentrar no que é importante naquele momento: dormir

3. relaxa os músculos do corpo

após 10 minutos de meditação o seu corpo já fica, instantaneamente, leve e relaxado. a respiração também torna-se lenta e calma.

4. é uma solução natural

muitas pessoas que não conseguem dormir recorrem a remédios (que só podem ser consumidos sob prescrição médica), a meditação é uma prática sem contra indicação e que pode ser feita a qualquer momento. 

tipos de meditação para dormir 

agora que você já sabe que a meditação vai ter ajudar a dormir bem, chegou o momento de conhecer os tipos de meditação para ter a melhor noite de sono da sua vida. 

mas nada impede que você use mais de uma técnica. misture e alterne, o importante é encontrar o que funciona para você.

1. meditação mindfulness

também conhecida como uma técnica de atenção plena, a meditação mindfulness consiste em focar toda sua atenção no seu corpo. ao deitar sinta sua respiração, o ar entrando e saindo dos pulmões, o seu corpo relaxado na cama, suas mãos, seus pés. quando começar a sentir seu pensamento vagar, traga-o de volta com tranquilidade. faça isso por 5 ou 10 minutos ou até adormecer. 

2. meditação guiada

a meditação guiada é uma forma de ser direcionado na prática por meio de áudios e vídeos, ideal para quem está começando. um instrutor te conduz sugerindo o que você deve fazer, como respirar, o que visualizar e onde focar a sua atenção (legal né?). você encontra este tipo de meditação em aplicativos, sites e até mesmo no youtube.

3. meditação de concentração

neste tipo de meditação você se concentra em apenas um elemento para te ajudar a manter o foco. pode ser a chama de uma vela, um mantra, uma imagem na sua mente. este tipo de meditação também é indicado para iniciantes que têm dificuldades para se concentrar.

dicas úteis para sua meditação

antes de dormir nada de ficar rolando o feed das redes sociais. conheça apps que te ajudam não só a meditar de maneira correta, como ensinam sobre as práticas e seus benefícios: 

  • lojong: lojong é uma palavra tibetana que significa “treinamento da mente” e o objetivo do lojong é transformar a mente dos usuários com diferentes tipos de meditação guiada. 
  • medite.se: com meditações guiadas e induções, o aplicativo medite.se busca que você viva mais presente e consciente cada dia. 
  • zen app: o zen oferece um imenso portfólio de conteúdo que é atualizado regularmente. conheça e teste cada opção disponível de acordo com suas afinidades.

e aí, gostou das dicas? depois de descobrir e praticar a meditação para dormir como um bebê volte aqui e nos conte tudo!

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