comida sem neura

como ter uma alimentação saudável quando você tá sem tempo?

entre o saudável e o prático escolha os dois, aprenda a ter uma alimentação saudável para aqueles dias que você tá sem tempo irmão.

entre as grandes questões diárias da vida cotidiana, nenhuma traz tanta inquietação quanto aquela feita perto do meio-dia: “onde eu vou almoçar hoje?”

ir naquele mesmo por quilo de sempre? fazer alguma extravagância por que o ticket tá cheio? pedir algo no ifood?  

tirando o almoço feliz de sexta com a galera… ter que tomar essa mesma decisão todos os dias cansa, né?

ainda mais sabendo que, não importa a escolha, nenhuma comidinha vai ter o mesmo gosto e ser tão saudável quanto a caseira…

sei bem como é. às vezes falta tempo, dinheiro e disposição. 

por isso, estamos aqui para ajudar você com dicas práticas para se alimentar melhor e ainda economizar uma grana preparando aquela marmita esperta. 

os benefícios da alimentação saudável 

nossa função aqui não é dar a fórmula do sucesso, mas mostrar que os benefícios de comer bem vão muito além de números a menos na balança. 

a verdade é que o corpo humano é sensacional, ele é capaz de fazer inúmeras coisas sejam físicas ou mentais. mas ele não consegue fazer tudo sozinho, ele precisa ser (muito bem) nutrido. 

aí que entra a alimentação saudável.

para o corpo funcionar bem, você precisa ingerir o mínimo de nutrientes que ele demanda. quando ele sente falta de algo, ele pode demonstrar na forma de: cansaço, fadiga, fraqueza, estresse, irritabilidade, entre outros. 

ouvir os sinais do corpo é essencial, não só para o seu bem-estar físico, mas o emocional também.

planejar uma alimentação saudável envolve organização, disciplina e criatividade na cozinha (quem consegue comer a mesma coisa todo dia?). 

veja a seguir algumas dicas legais para mudar seus hábitos e receitinhas maneiras para colocá-las em prática. 

dicas para ter uma alimentação saudável na correria do dia a dia

1. planeje a sua semana

faça do planejamento seu melhor amigo. monte um cardápio semanal e tire dois dias na semana para preparar tudo (como quarta-feira e domingo à noite por exemplo). 

depois de preparados, legumes, grãos e cereais continuam fresquinhos por até 3 dias. você pode também congelar e ir montando suas refeições conforme a sua necessidade. 

2. faça marmitas na noite anterior

lavar, cortar, preparar, misturar, assar não são tarefas fáceis. por isso, é mais fácil recorrer ao delivery do que preparar sua própria comida. mas respire fundo e deixe tudo arrumado na noite anterior. 

pegue tudo o que você preparou no seu cardápio da semana e coloque-os em potes individuais. faça porções maiores de molho para salada, para que durem a semana inteira.

3. prepare lanches saudáveis

dependendo da rotina, não é possível realizar três refeições completas por dia. e podemos confessar que às vezes tudo o que a gente quer é um lanchinho rápido e fácil. 

escolha opções mais saudáveis dos seus sabores favoritos. não é necessário mudar a alimentação completamente. escolha pães integrais, patês leves e salada para compor seus lanches

4. inclua legumes, verduras e frutas em todas as refeições

a máxima de “descasque mais e desembale menos” é real e possível. mas não precisa se esforçar para virar amante de brócolis, se é um alimento que não te agrada. 

comece com as coisas que você já gosta. substitua o hambúrguer de carne por um de grão-de-bico. a massa pode ser facilmente substituída por spaghetti de abobrinha. 

faça substituições possíveis para deixar suas refeições mais coloridas, naturais e diversificadas. 

5. reserve um dia para compras

escolha um dia na semana (de preferência no dia do preparo) para ir ao mercado ou na feira e tirar o planejamento da semana do papel! 

dessa forma você consegue se organizar para manter a qualidade das suas refeições e deixar a dispensa e a geladeira abastecidos. 

sem tempo para ir ao mercado? faça suas compras online ou selecione alguns contatos de entrega de cestas orgânicas. dessa forma você pode escolher exatamente que dia da semana quer receber seus produtos. 

receitas maneiras que levam alguns minutos

agora que você sabe exatamente como se planejar para ter uma alimentação saudável no dia a dia, que tal testar algumas receitas rápidas e práticas para explorar seu lado master chef? 

veja abaixo algumas receitas com preparo de até 10 minutos para todas as refeições do dia direto do receiteria

1. café da manhã

tapioca com linhaça dourada: a linhaça dourada é uma ótima aliada para quem quer perder peso, já que gera uma sensação de saciedade. para preparar essa receita, basta misturar um pouco de linhaça à farinha e queijo ralado à farinha de tapioca, e colocar na frigideira. se quiser, passe um pouco de manteiga e deixe derreter.

panqueca de banana com pasta de amendoim: para preparar essa receita você só precisa misturar os ingredientes, colocá-los em uma frigideira antiaderente e depois cobrir as panquecas com pasta de amendoim.

vitamina de frutas com aveia: para quem não gosta de comer logo cedo, mas sabe da importância do café da manhã, uma boa opção é tomar uma vitamina. você só precisar bater leite, banana, mamão e um cereal mix de banana e mel.

2. almoço

talharim de abobrinha: o macarrão é uma ótima opção de refeição saborosa para quando se está com pouco tempo para preparar o almoço. mas você já pensou em inovar seu preparo desse prato? ao invés de massa, você pode usar abobrinha. basta cortar o fruto em fatias bem finas e cozinhar em água quente. as sugestões de molho são tomate, branco ou pesto.

frango com legumes: para quem quer um prato com poucas calorias, investir em legumes é uma boa opção, pois esses alimentos dão saciedade e podem tornar seu prato muito mais saboroso.

salada árabe: essa salada é feita com tomate, rabanete, pepino, cebola e croutons de pão sírio. ótima opção de refeição para os dias mais quentes.

3. lanche 

sanduíche de peito de peru: montar um sanduíche também é uma opção de lanche muito prática e rápida. basta você passar cream cheese, ou requeijão light ou cottage em duas fatias de pão integral; acrescentar peito de peru; brotos germinados e tomate cereja.

bolo de caneca saudável: bolo nem sempre é sinônimo de alimentação não saudável. usando os ingredientes certos, podemos deixar o bolo saudável. o sabor desse é de chocolate com prestígio e fica pronto em apenas alguns minutos.

chips de batata doce: quer comer um petisco saboroso e que seja saudável? o chips de batata doce pode ser uma ótima opção para você incluir no seu cardápio. feito no micro-ondas, fica pronto em apenas 5 minutos.

4. jantar

omelete à florentina: o omelete é um prato muito comum, mas pode surpreender dependendo dos ingredientes escolhidos para prepará-lo. nesta receita, espinafre e muçarela dão um toque especial à receita.

legumes salteados: para preparar os legumes salteados, é preciso cozinhá-los por 2 minutos e depois colocá-los em uma frigideira aquecida com shoyu, alho picado e gergelim. espere até que os legumes fiquem crocantes e é só servir.

creme de abóbora, cenoura e batata doce: essa é uma ótima opção para quando você quiser comer um prato quente e saudável. o creme é temperado com cebola e sal. o resultado é um sabor suave e um creme leve.

não tem jeito, para ter uma alimentação saudável você precisa arrumar um tempo. afinal de contas estamos falando sobre saúde. 

sentiu falta de alguma coisa? conte para nós nos comentários. 

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