mudicas

qual rolê é melhor para sua saúde: academia ou sair com os amigos?

veja aqui razões que vão te convencer a trocar o pesinho pelo copo americano e sair com os amigos no final de semana. 

antes que você pense que este texto é uma crítica da turma “foco, força e fé”, calma. nós sabemos muito bem quais são os benefícios de ter uma rotina de exercícios, e como é difícil mantê-la (mas vamos deixar esse assunto para outro texto).

também não queremos que você use esse texto como uma desculpa para pular a academia, mesmo que você só tenha ido 5 vezes este ano. 

mas queremos que você veja este conteúdo (quase científico, diga-se de passagem) como um convite para sair com os amigos depois do trabalho ou no próximo final de semana. afinal de contas, nem todo estilo de vida saudável se resume a academia e frango com batata doce, não é mesmo?

aqui vão algumas provas de que sair com a galera é (quase) tudo o que seu corpo e sua mente precisam para se manterem sãos!  

razões pelas quais sair com os amigos faz bem para a saúde

sair com os amigos - happy hour

1. papo legal produz hormônios 

conseguir juntar a galera no mesmo dia e local é quase uma missão impossível. mas tem momentos que as estrelas se alinham e dá tudo certo. rola aquele papo legal e enquanto você atualiza o pessoal das novidades, seu corpo tá liberando os hormônios da felicidade: endorfina, dopamina, serotonina e ocitocina. 

os mesmos hormônios liberados na prática da atividade física (só que com muito menos esforço). esses hormônios ativam o sistema imunológico, elevam a qualidade do sono e aliviam dores. 

2. mais amigos, mais anos de vida

ficar em casa maratonando séries no final de semana é muito bom, mas se você quer acrescentar alguns anos a sua existência, os amigos têm uma grande responsabilidade nesse quesito. 

segundo pesquisadores da brigham young university, nos eua, a presença dos amigos melhora em 50% a chance de você viver mais. isso significa que vocês terão muitas histórias para contar enquanto jogam dominó no bar da esquina. 

3. conversar mais para comer menos

chamar os amigos para jantar em casa também é um incentivo para um estilo de vida mais saudável. eles levam os drinques, você prepara sua especialidade (desde que não seja miojo) e todos sentam em volta da mesa para desfrutar o momento. 

mas por que isso é saudável? comer acompanhado evita a ingestão automática. você não se alimenta em excesso e por isso, acaba consumindo bem menos do que se estivesse sozinho (muitas vezes distraído em frente à tv ou mexendo no celular). 

4. afasta o estresse e reduz a ansiedade

good vibes only! quem tem amigos tem tudo e isso também significa uma rotina mais relaxada. segundo uma pesquisa feita na university of gottingen, na alemanha, cientistas analisaram o comportamento de macacos na companhia da família, dos amigos e das parceiras. 

e olha só que “curioso”: com os amigos, o nível de estresse é bem mais baixo do que com a família ou a parceira. 

5. beber faz bem à saúde e rejuvenesce

mais um motivo para ir ao happy hour depois do trabalho. um estudo da universidade de iowa analisou o dna de 3 grupos de pessoas, as que não bebiam álcool, as que bebiam moderadamente e as que bebiam muito. o objetivo era saber qual era a idade biológica delas em comparação à idade cronológica. 

o resultado? quem toma de 1 a 2 drinques por dia envelhece melhor do que os não bebedores. ou seja, beber com moderação faz bem para a saúde. pesquisa favorita, sim ou com certeza? 

e assim como tudo na vida: faça com equilíbrio.

não dá pra virar sócio do bar e sair com os amigos todos os dias e não fazer atividade física, se alimentar bem e cuidar da sua saúde mental tá bem? então, tá bem! 

gostou do texto? então compartilhe no grupo da galera para agendar o próximo happy hour!

%d bloggers like this: